Sobre a Revista

REVISTA CLÓVIS MOURA DE HUMANIDADES

A Revista Clóvis Moura de Humanidades é um periódico anual da Universidade Estadual do Piauí, Campus  Clóvis Moura. É destinada a docentes, discentes e pesquisadores das Ciências Humanas e Autônomos que trabalhem nas respectivas áreas contempladas nesta Revista.

ISSN: 2448-2269

 

FOCO E ESCOPO

A Revista Clóvis Moura de Humanidades tem como objetivo partilhar conhecimento nas áreas  de Ciências Humanas e Sociais, mais precisamente Pedagogia, Letras, História, Geografia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política. através da publicação de artigos de graduandos, pós-graduandos, graduados e pós-graduados, bem como de autônomos não vinculados a nenhuma IES, mas que trabalham nas áreas citadas.

ISSN 2448-2269

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

AVALIADORES

Em cada volume da Revista somente irão constar os(as) Avaliadores (as) que participaram da avaliação de artigos no mesmo.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A Avaliação acontece após o recebimento pela Editora dos artigos. Estando tudo dentro das diretrizes para avaliação, o artigo é enviado para dois pares que trabalhem na mesma linha do artigo em questão. Os mesmos avaliam e emitem parecer. A Editora recebe os pareceres e os envia aos autores para que reformulem o que foi solicitado e reenviem os artigos corrigidos, quando assim o for. Após o reenvio, estes são reencaminhados para os avaliadores com o que foi solicitado que fizessem para que confiram as correções. Se tudo estiver feito a contento o artigo é aprovado para publicação. Caso contrário, será reencaminhado novamente para os(as) autores(as) para que revejam, e se acharem pertinente os comentários, refaçam e submetam novamente. De outra maneira, não serão aceitos para publicação no volume  da Revista em questão.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

PERIODICIDADE

Nossa Revista é Anual.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

SOCIOLOGIA

Destinados a artigos das area de Sociologia.

Artigos devem conter de 08 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Confiram as Diretrizes para Autores!

ANTROPOLOGIA

Seção destinada a artigos de Antropologia.

Artigos devem conter de 08 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Confiram as Diretrizes para Autores!

CIÊNCIA POLÍTICA

Seção destinada a área de Ciência Política.

Artigos devem conter de 08 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Confiram as Diretrizes para Autores!

HISTÓRIA

Seção destinada a artigos da área de História.

Artigos devem conter de 08 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Confiram as Diretrizes para Autores!

GEOGRAFIA

Seção destinada a artigos da área da Geografia.

Artigos devem conter de 08 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Confiram as Diretrizes para Autores!

EDUCAÇÃO / PEDAGOGIA

Seção destinada a artigos de Edução e pedagogia.

Artigos devem conter de 08 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Confiram as Diretrizes para Autores!

LETRAS

Seção destinada a artigos da área de Letras.

Artigos devem conter de 08 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Confiram as Diretrizes para Autores!

FILOSOFIA

Esta seção receberá artigos nesta área.

Artigos devem conter de 08 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Confiram as Diretrizes para Autores!

RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE/ DISCENTE

 

a) Limites entre 8 e 30 páginas para relatos de experiência docente e discente. 

b) Formato dos arquivos: DOC (desde que não ultrapassem o limite de 2MB), sendo o título do arquivo o mesmo do trabalho.

c) Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, em conformidade com o atual acordo ortográfico.

d) Os textos não devem conter palavras em negrito ou sublinhadas. Subtítulos devem constar em Caixa Alta (CAPS LOCK) e, havendo necessidade de destacar algum termo, usar apenas a fonte em itálico. As palavras estrangeiras utilizadas devem estar em itálico.

e) As notas de rodapé devem ser substantivas e não bibliográficas, dizendo respeito a informações e/ou comentários complementares. Devem ser colocadas no rodapé da página respectiva, na fonte Times New Roman, tamanho 10.

f) Quadros, tabelas e gráficos deverão estar em formato editável (.doc ou .xls), sendo identificados no texto em acordo com as seguintes normas: o número e o título do quadro ou da tabela vêm acima do objeto e a fonte vem abaixo do objeto, em tamanho 10, conforme o seguinte exemplo:

 

Quadro 1: Título

 

OBJETO

 

Fonte: AUTOR (ano: página)

 

Obs.: Gráficos devem ser apresentados como figuras, seguindo as normas da ABNT, com a numeração, o título e a fonte constandoabaixo do objeto, conforme o exemplo:

 

 

FIGURA

 

Figura 1: Nome

Fonte:Xxxxx

 

 

g) Serão aceitas resenhas apenas de obras publicadas há, no máximo, quatro (04) anos.

h) As resenhas devem ter em seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os seguintes dados: título, autor, editora, ano, número de páginas e ISBN.

1.1 Normas para citações diretas e indiretas

a) Apresentar a fonte das citações diretas e indiretas imediatamente após a citação, no corpo do texto, conforme o seguinte modelo: (SOBRENOME DO AUTOR, ano da publicação, página em que se encontra a referência). Exemplo: (FERNANDES, 1980, p. 20). Em caso de duas obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano, distingui-las conforme o exemplo: (FERNANDES, 1980a, p. 35; FERNANDES, 1980b, p. 210).

b) Citações diretas de até 3 linhas devem constar entre aspas, com a mesma formatação do restante do texto. Já as citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas sem aspas, em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, fonte tamanho 11 e espaçamento simples.

c) No caso de homepages ou web sites, indicar o endereço eletrônico no corpo do texto entre parênteses. Exemplo: (www.usp.br/sibi). Não se esquecer de colocar a referência completa na bibliografia final.

d) Indicar supressão de partes do texto nas citações diretas com reticências entre colchetes [...].

e) Citações diretas de fontes em língua estrangeira devem ser traduzidas para a língua portuguesa.

2. Sequência dos elementos pré e pós-textuais

2.1. Elementos pré-textuais

a) Título em português.

b) Resumo em português com, no máximo, 250 palavras,

c) Palavras-chave em português, separadas por ponto final.

d) Título, resumo e palavras chave em inglês.

2.2. Elementos pós-textuais

a) Referências bibliográficas.

b) Glossário, apêndices e anexos (se necessário).

3. Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas completas devem constar no final do artigo, conforme os seguintes exemplos:

Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, Ano de publicação

Ex.: GIDDENS, Anthony. A Transformação da Intimidade. São Paulo: UNESP, 1992.

Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do organizador(org). Título do livro. Cidade: Editora, ano de publicação.

Ex.: BALÁZS, Bela. A face das coisas.  In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome do autor. Título do Artigo. Título do Periódico, Programa ao qual pertence (quando for o caso), Cidade, volume, número, páginas do artigo, ano.

Ex.: BRUNI, José Carlos. A Água e a vida. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, v.5, n.1, pp.53-65, 1993.

Em caso de periódico online, acrescentar no final: Disponível em <endereço eletrônico>. Acesso em dia, mês e ano.

Ex.:VICENTE, Décio Soares. O pensamento sustentável. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v.12, n.34, pp.45-87, 2013. Disponível em < http://www.cchla.ufpb.br/rbse/>. Acesso em 02 mai. 2013.

Textos em jornais e revistas: SOBRENOME, Nome. Título da matériaNome do jornal/revista. Local, data (dia, mês, ano). [Ex: MIRANDA, R. Anões que fazem gigantes. Gazetas do povo. Curitiba, 03/06/1990.]. No caso da não existência de autor utilizar o título da matéria como referência para nomeação e seguir os demais fatores normalmente.

Teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, Nome, Título do trabalho. Ano, número de folhas. Tipo de trabalho (grau atingido) – Universidade, Faculdade, Cidade.

Ex.: BERNAVA, Cristian Carla. Violência e feminino no cinema contemporâneo. 2010. 213f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo.

CRÔNICAS

Normas para publicação de contos, poesias e crônicas – Revista Clóvis de Moura de Humanidades

 

1. A revista Clóvis de Moura de Humanidades aceita o envio de contos, poesias e crônicas que visam discutir ou buscar reflexões sobre questões pertinentes na área de Humanidades. Não serão apreciados os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas a seguir especificadas.

1.1 Os contos devem conter entre 05 a 10 páginas utilizando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm. O título deve estar centralizado com as iniciais em caixa alta, a dois toques alinhado a esquerda colocar o nome do autor e em nota de rodapé citar a instituição a qual o autor está vinculado com respectivo contato de contado de email. A três toques abaixo iniciar o texto justificado com recuo no início do parágrafo de  1, 25 cm (equivalente a 1 toque no tab).

1.2 As poesias devem conter entre 02 a 04 páginas utilizando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm. O título deve estar centralizado com as iniciais em caixa alta, a dois toques alinhado a esquerda colocar o nome do autor e em nota de rodapé citar a instituição a qual o autor está vinculado com respectivo contato de contado de email. A três toques abaixo iniciar o texto.

1.3 As crônicas devem conter entre 03 a 05 páginas utilizando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm. O título deve estar centralizado com as iniciais em caixa alta, a dois toques alinhado a esquerda colocar o nome do autor e  em nota de rodapé citar a instituição a qual o autor está vinculado com respectivo contato de contado de email. A três toques abaixo iniciar o texto justificado com recuo no início do parágrafo de  1, 25 cm (equivalente a 1 toque no tab).

2. Ilustrações, qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos,  mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no  texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e  clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo  possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.

3. As tabelas devem possuir numeração independente e consecutiva; o título deve ser colocado na parte superior precedido da palavra Tabela, seguido de seu número de ordem em algarismos arábicos. As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente.

4. As indicações bibliográficas das citações deverão ser colocadas em notas de rodapé, de acordo com as normas de referenciação bibliográfica, ou indicadas no corpo do artigo como sugerido: sobrenome do autor e, entre parênteses, data identificadora da edição da obra seguida de vírgula e número da página, se for o caso.

5. A bibliografia deverá constar ao final do texto, apresentar apenas as referências de obras mencionadas no trabalho e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

5.1 Para citar livro: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro: subtítulo se houver. Cidade da Editora: Editora, ano de publicação.

5.2 Para citar capítulo de livro: SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, nome do autor. Título do livro: subtítulo se houver. Cidade da Editora: Editora, ano de publicação.

5.3 Para citar artigo de periódico: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da revista ou periódico, Título do fascículo, suplemento ou número especial (se houver), Local, Volume (se houver), Fascículo (se houver), Página inicial e final do artigo, Mês e ano.

5.4 Para citar anais de evento, recomendações de congressos, seminários, encontros: Nome do Evento, número do evento (se houver), Ano, Local de realização do evento. Título. Local de publicação: editor ou entidade responsável pela publicação, ano de publicação.

5.5 Para citar trabalhos apresentados em eventos (congressos, seminários, encontros, conferências, palestras ou assemelhados): Nome do autor ou Entidade responsável, Título do trabalho apresentado. In: Nome do evento, número do evento (se houver), ano, local de realização do evento. Título do documento (anais, atas...). Local de publicação: Editor ou entidade responsável pela publicação, ano de publicação. Página inicial e página final da parte referenciada.

5.6 Para citar trabalhos publicados em anais de eventos: SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho: subtítulo se houver. In: Nome do evento, número do evento (se houver), ano, local de realização do evento. Título do documento (anais, atas...). Local de publicação: Editor ou entidade responsável pela publicação, ano de publicação. Página inicial e página final da parte referenciada.

5.7 Para citar dissertação ou tese: SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Número de páginas ou folhas. Indicação de Monografia, dissertação ou tese, nome da faculdade, centro ou instituto, Nome da universidade, local de curso, ano de publicação. 

CONTOS

Normas para publicação de contos, poesias e crônicas – Revista Clóvis de Moura de Humanidades

1. A revista Clóvis de Moura de Humanidades aceita o envio de contos, poesias e crônicas que visam discutir ou buscar reflexões sobre questões pertinentes na área de Humanidades. Não serão apreciados os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas a seguir especificadas.

1.1 Os contos devem conter entre 05 a 10 páginas utilizando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm. O título deve estar centralizado com as iniciais em caixa alta, a dois toques alinhado a esquerda colocar o nome do autor e em nota de rodapé citar a instituição a qual o autor está vinculado com respectivo contato de contado de email. A três toques abaixo iniciar o texto justificado com recuo no início do parágrafo de  1, 25 cm (equivalente a 1 toque no tab).

1.2 As poesias devem conter entre 02 a 04 páginas utilizando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm. O título deve estar centralizado com as iniciais em caixa alta, a dois toques alinhado a esquerda colocar o nome do autor e em nota de rodapé citar a instituição a qual o autor está vinculado com respectivo contato de contado de email. A três toques abaixo iniciar o texto.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Todavia, o mais importante na poesia é a história que trás, os sentimentos manifestos nesta e o aprendizado para o leitor ou a leitora, que o(a) leve a refletir sobre a vida, a si, ao outro, ao mundo com gentileza, suavidade, entusiasmo, força, sutileza, profundidade que as palavras podem trazer. Enfim, que mais do que a própria forma, emocionem quem lê.

1.3 As crônicas devem conter entre 03 a 05 páginas utilizando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm. O título deve estar centralizado com as iniciais em caixa alta, a dois toques alinhado a esquerda colocar o nome do autor e  em nota de rodapé citar a instituição a qual o autor está vinculado com respectivo contato de contado de email. A três toques abaixo iniciar o texto justificado com recuo no início do parágrafo de  1, 25 cm (equivalente a 1 toque no tab).

2. Ilustrações, qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos,  mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no  texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e  clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo  possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.

3. As tabelas devem possuir numeração independente e consecutiva; o título deve ser colocado na parte superior precedido da palavra Tabela, seguido de seu número de ordem em algarismos arábicos. As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente.

4. As indicações bibliográficas das citações deverão ser colocadas em notas de rodapé, de acordo com as normas de referenciação bibliográfica, ou indicadas no corpo do artigo como sugerido: sobrenome do autor e, entre parênteses, data identificadora da edição da obra seguida de vírgula e número da página, se for o caso.

5. A bibliografia deverá constar ao final do texto, apresentar apenas as referências de obras mencionadas no trabalho e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

5.1 Para citar livro: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro: subtítulo se houver. Cidade da Editora: Editora, ano de publicação.

5.2 Para citar capítulo de livro: SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, nome do autor. Título do livro: subtítulo se houver. Cidade da Editora: Editora, ano de publicação.

5.3 Para citar artigo de periódico: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da revista ou periódico, Título do fascículo, suplemento ou número especial (se houver), Local, Volume (se houver), Fascículo (se houver), Página inicial e final do artigo, Mês e ano.

5.4 Para citar anais de evento, recomendações de congressos, seminários, encontros: Nome do Evento, número do evento (se houver), Ano, Local de realização do evento. Título. Local de publicação: editor ou entidade responsável pela publicação, ano de publicação.

5.5 Para citar trabalhos apresentados em eventos (congressos, seminários, encontros, conferências, palestras ou assemelhados): Nome do autor ou Entidade responsável, Título do trabalho apresentado. In: Nome do evento, número do evento (se houver), ano, local de realização do evento. Título do documento (anais, atas...). Local de publicação: Editor ou entidade responsável pela publicação, ano de publicação. Página inicial e página final da parte referenciada.

5.6 Para citar trabalhos publicados em anais de eventos: SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho: subtítulo se houver. In: Nome do evento, número do evento (se houver), ano, local de realização do evento. Título do documento (anais, atas...). Local de publicação: Editor ou entidade responsável pela publicação, ano de publicação. Página inicial e página final da parte referenciada.

5.7 Para citar dissertação ou tese: SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Número de páginas ou folhas. Indicação de Monografia, dissertação ou tese, nome da faculdade, centro ou instituto, Nome da universidade, local de curso, ano de publicação. 

POESIAS

Norma para publicação de poesias  – Revista Clóvis de Moura de Humanidades

         As poesias devem conter entre 02 a 04 páginas utilizando fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm. O título deve estar centralizado com as iniciais em caixa alta, a dois toques alinhado a esquerda colocar o nome do autor e em nota de rodapé citar a instituição a qual o autor está vinculado com respectivo contato de contado de email. A três toques abaixo iniciar o texto.

 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Todavia, o mais importante na poesia é a história que trás, os sentimentos manifestos nesta e o aprendizado para o leitor ou a leitora, que o(a) leve a refletir sobre a vida, a si, ao outro, ao mundo com gentileza, suavidade, entusiasmo, força, sutileza, profundidade que as palavras podem trazer. Enfim, que mais do que a própria forma, emocionem quem lê.

RESENHA

Tipos de Resenhas:

a)Descritiva: “destina-se a apresentar um livro, uma peça teatral, um filme, etc. É usada em jornais ou revistas informativas de ampla circulação, não aprofunda a apreciação crítica” (SILVA; SILVEIRA, 2007, p. 130);

b) Avaliativa: “destina-se a uma avaliação crítica, analisando-se a qualidade dos argumentos usados em revista especializadas de cunho, marcadamente, científico" (SILVA; SILVEIRA, 2007, p. 130). 

REFERÊNCIA

SILVA, José Maria da ; SILVEIRA, Ermerson Sena da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Critérios de Avaliação:

a) Limites entre 5 e  10 páginas.

b) Formato dos arquivos: DOC (desde que não ultrapassem o limite de 2MB), sendo o título do arquivo o mesmo do trabalho.

c) Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, em conformidade com o atual acordo ortográfico.

d) Os textos não devem conter palavras em negrito ou sublinhadas. Subtítulos devem constar em Caixa Alta (CAPS LOCK) e, havendo necessidade de destacar algum termo, usar apenas a fonte em itálico. As palavras estrangeiras utilizadas devem estar em itálico.

e) As notas de rodapé devem ser substantivas e não bibliográficas, dizendo respeito a informações e/ou comentários complementares. Devem ser colocadas no rodapé da página respectiva, na fonte Times New Roman, tamanho 10.

f)Informe os dados bibliográficos a respeito da obra resenhada.

g) Observar a Sinopse do livro resenhado (Resuma em três (03) a cinco (05) parágrafos).

h) Fazer análise crítica, expressando sua opinião e/ ou fazer comparações.

i) Pode fazer recomendação da obra, bem como dizer para qual público ela se adequa mais (criança, jovem, adulto, pedagogo, geógrafo, dentre outros).

j)Identificar o autor do conteúdo resenhado.

k) Assinar a resenha e, caso tenha referências, por favor, informar as referências feitas na mesma.

l) Identificar o tipo de resenha;

m) Apresentar o(a) autor(a) da obra resenha com sua respectiva biografia no Início da Resenha;

n)A produção textual deve ser clara e objetiva, oferecendo uma narrativa compreensível ao leitor, ou seja, o leitor consegue visualizar a obra do autor através da resenha?

o) Observar os pensamentos manifestos na obra resenhada tanto de fontes e/ ou dos teóricos citados na referida obra;

p) Contemporizar e identificar os diversos tipos de contexto nos quais a obra está inserida: o contexto histórico, filosófico, político e / ou literário;

q)Realizar uma crítica a obra, seja no caminho interno: “quando os conceitos de categorias são analisados” (SILVA; SILVEIRA, 2007, p.128); seja no externo: “quando a obra é analisada nos contextos cultural e social, nos quais foi produzida” (SILVA; SILVEIRA, 2007, p.128);

r) Na conclusão, apresentar a síntese avaliativa da obra resenhada.

ENSAIOS FOTOETONOGRÁFICOS

Seção destinada a publicação de ensaios fotoetnográficos ou que dialoguem com as Ciências Humanas.

EDITORIAL  (EXCLUSIVO PARA EDITORES)

APRESENTAÇÃO (EXCLUSIVO PARA EDITORES)

VERSÃO COMPLETA (EXCLUSIVO PARA EDITORES)

 

 _________________________________

ISSN: 2448-2269